Postado por: Rafael VE
janeiro 25, 2013
Claramente, as dificuldades atuais do Avaí não estão fundamentalmente no ataque, mas no sistema defensivo. O time jogou as duas partidas inaugurais do campeonato com uma clara insegurança tática, principalmente pelo lado esquerdo.
A dificuldade de se formar um sistema defensivo é que ele não depende, nem de longe, somente dos jogadores de defesa. Para uma defesa funcionar bem, ela precisa da ajuda de todos, mas principalmente do meio de campo.
O Avaí de Hemerson Maria foi um dos melhores times que vimos na Ressacada neste quesito. Um time muito bem armado, com funções claras, que seguia o preceito básico de que todo bom time começa pela defesa. Os volantes tinham que atuar muito para cobrir os lados do campo e o meio. Os meias e até os atacantes sempre voltavam para conter os laterais adversários.
Fico com a esperança de que Eduardo Costa vá adicionar o ingrediente que falta à "meia-cancha" do Avaí, de forma que Ricardinho e Alê continuem no time, fechando o losango do meio campo.
Ao Galego e aos dois sortudos a sua frente, que fique a missão de fazer gols. O Avaí precisa arrumar toda a defesa logo!