Postado por: Rafael VE abril 08, 2011

O time do dotô Defilm, estranhamente é muito simpático, talvez somente para mim. Conheça um pouco mais do marinheiro, o clube mais antigo de SC*.

A idéia dos três amigos, Gabriel Collares, Victor Emmanoel Miranda e Alyrio Gandra de fundar um clube náutico em Itajaí foi concretizada no ano de 1919. Em reunião realizada na Sociedade Guarany, na noite de 19 de março - que contou com a presença de mais de 80 pessoas - foi fundado o Clube Náutico Marcílio Dias. O nome foi aprovado por aclamação, em homenagem ao bravo marinheiro gaúcho morto na Guerra do Paraguai.

Somente após a descoberta da ata de fundação é que foi averiguado que a data correta em que o “Marinheiro” nasceu, era 17 de março de 1919. Com a recente descoberta, o clube agora passa a comemorar seu aniversário oficialmente em 17 de março. O Marcílio foi o quarto clube náutico a ser fundado no Estado. Antes do Rubro-Anil existiam apenas Riachuelo, Martinelli e Aldo Luz.

O primeiro presidente foi o jornalista Mascarenhas Passos, que no dia 16 de abril de 1919 enviou através de uma carta ao Governador do Estado, Dr. Hercílio Luz, a comunicação da criação do clube:

“Cumprimos o grato dever de levar ao conhecimento de Vossa Ex. que no dia 17 de março próximo findo foi fundado nesta cidade o Club Náutico Marcílio Dias, cujos fins são proporcionar à mocidade exercícios de natação, remo, gymnastica, tênnis e outras diversões compatíveis com sua cultura physica”.

O REMO COMO INÍCIO

A primeira atividade do novo clube foi o remo. O Marcílio Dias comprou duas yoles – embarcações pequenas usadas na prática de remo – que levaram os nomes de Yara e Yarê. Uma briga para a definição das madrinhas das embarcações acabou afastando alguns membros do clube, que então criaram o Barroso, maior adversário da história do Marcílio Dias.

Em pouco tempo, as atividades desportivas do clube foram sendo ampliadas. Foram incorporados water-polo, natação, atletismo, tênis, vôleiball, basketball, futebol de salão e, por fim, o futebol de campo. Além das atividades desportivas, o Marcílio organizou do começo da década de 20 até a década de 30 um grupo teatral amador, apresentando mais de 45 peças.

SEU NOME, SUAS CORES

Equipe Riachuelo em 1920. Foto: Blog Memória Avaiana.
O nome do clube foi levantado na primeira reunião, no dia 17 de março de 1919 e aprovado por unanimidade. O bravo marinheiro Marcílio Dias, que lutou na batalha naval do Riachuelo.

As cores marcilistas – rubro-anil – serviram de homenagem a dois grandes clubes náuticos da capital de Santa Catarina: Riachuelo (azul) e Martineli (vermelho), os quais serviram de inspiração aos jovens itajaienses na fundação do Marcílio Dias.

Continue lendo na fonte.

*Segundo Adalberto Klüser: "O clube mais antigo ainda em atividade (mesmo licenciado do profissionalismo) é o Brusquense (dono do estádio Augusto Bauer), depois vem o América de Joinville - disputa campeonato da Liga JOinvillense (1914), Hercílio Luz de Tubarão (1918) e Paysandu (1918), que disputa competições amadoras (base) em Brusque.

Depois, sim aparece o Marcilio Dias."

Obrigado pela correção, Adalberto!

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -