Postado por: vidAvaí abril 30, 2013

Não sou nenhum contador, muito menos matemático. Minha formação, ainda incompleta, é de engenheiro. Nem fiz as cadeiras de admnistração ainda. Só que me permito a fazer contas simples para interpretar os valores do Balanço do Avaí referente ao exercício de 2012 e alguns números e comentá-los. Caso você possa ajudar a interpretá-los, dê sua opinião e vamos discutir isso juntos. 
Segundo os dados divulgados no documento, o déficit operacional (ou seja, o quanto a mais foi gasto em relação ao que foi faturado) em 2011 foi de 1,3 milhões de reais. Em 2012, de 8,4 milhões. 

Ou seja, em 2 anos a dívida do Avaí aumentou praticamente 10 milhões de reais (9,7 - para ser mais exato). O gráfico abaixo representa esta escalada de prejuízos financeiros, já com o valor total acumulado.

Escalada da dívida avaiana. Dados: Avaí Futebol Clube
No entanto, há de levar em conta alguns pontos que se revelam positivos também. O patrimônio do clube, segundo a avaliação dos contadores e auditores responsáveis, aumentou de 37 para R$ 70 milhões em somente um ano. Praticamente dobrou. Aqui, confesso que não sei interpretar qual patrimônio seja este e como poderia dobrar de valor em um ano. Precisaria de ajuda profissional para interpretar os dados. 

No final das contas, há de se avaliar se o crescimento do patrimônio é recompensador em relação ao crescimento do endividamento. Grandes patrimônios são capazes de sustentar grandes dívidas, isso é lugar-comum e certo. Não é o ideal, mas não é o fim do mundo. O que assusta e preocupa é a escalada dos valores em um tempo tão curto. Torçamos para estar tudo certo.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -