Postado por: Rafael VE
fevereiro 24, 2011
Em entrevista à Revista Época, o recém-aposentado Ronaldo explica como conseguiu gerenciar sua carreira, seus contratos e sua imagem:
"Sempre me envolvi com minha carreira e procurei profissionais para me orientar. Vivendo, a gente vai ganhando experiência para tomar decisões. É claro que nem sempre se acerta, mas isso também é um aprendizado."
Ainda sobre os negócios do maior craque recente do país, a revista continua a falar como o garoto do subúrbio de Bento Ribeiro, Rio de Janeiro, que estudou somente até a oitava série, conseguiu dominar o marketing pessoal e continuar ganhando rios de dinheiro mesmo agora, parado.
Dois escritórios cuidam dos negócios do ex-fenômeno, os mesmos escritórios que têm como clientes gente bem sucedida como Zidane, Beckham e Fernando Alonso. Ronaldo também se cercou de gente do ramo de marketing, comunicação, finanças e Direito.
Mesmo com alguns deslizes na vida pessoal e 3 anos de tratamento de lesões e agora aposentado, Ronaldo manterá todos os contratos que possuía na época de Corinthians. Abriu uma empresa de marketing esportivo, a 9INE, e mesmo assim não colocou um centavo para abrí-la. Todo o capital inicial, 5 milhões de reais, são da agência de marketing inglesa WPP. Ronaldo tem 45% do negócio, sem investir um centavo. Segundo Sérgio Amado, presidente no Brasil do braço da WPP: "Ele sabe o valor que tem. Nós também."
É assim, cercando-se de profissionais e deixando as amizades somente no campo das amizades que Ronaldo construiu sua fortuna de R$ 600 milhões.
E o Avaí com isso? Pergunte ao Presidente Zunino... Só amizade, carinho e compaixão explicam a permanência de algumas figuras na Ressacada.