Postado por: Felipe Matos maio 26, 2009






Nas últimas semanas uma boa parte dos blogs avaianos resolveram discutir sobre as ações de marketing do nosso querido Avaí. Para fomentar a discussão e contribuir para aqueles interessados no tema, apresento três sugestões de leituras que talvez possam ser úteis. Para fazer o download dos trabalhos é só clicar nos links de cada obra. Boa leitura!





=> A miopia do marketing esportivo dos clubes de futebol no Brasil: proposta de um modelo de gestão de marketing esportivo para os clubes brasileiros.
Autor: Mario Luiz Soares
E-mail: mlsoares@unipar.br

Excertos do Resumo Original: Apesar da existência de modelos externos, percebe-se a sua pouca utilização em estratégias ou ações mercadológicas nos clubes brasileiros, que preferem focar suas ações nas propostas de curto prazo (patrocínio), em detrimento das propostas estruturadas em aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos do país (região) e do próprio clube. [...] Em função das transformações pelas quais passam os clubes e o futebol brasileiro, buscou-se pela identificação e caracterização das variáveis da estratégia de marketing esportivo elaborado e implementado pelos clubes em estudo, além da identificação e análise das variáveis que caracterizam o marketing esportivo dos clubes estudados e da proposição de um modelo estratégico de gestão de marketing esportivo a partir dos conhecimentos obtidos pela pesquisa. [...] A opção pelo estudo de caso (Clube Atlético Paranaense e Grêmio Futebol Porto Alegrense) deu-se face à sua característica de gerar hipóteses e descobrimentos.


=> Marketing Futebol Clube: Um Estudo de Múltiplos Casos sobre Associação de Imagem a Envolvimento e a Identidade em Clubes de Futebol.
Autor: Patricia do Couto Nascimento Faria.

Excertos do Resumo Original: [...] Procurou-se também analisar a associação entre o construto imagem na percepção dos torcedores e o nível de alinhamento entre as identidades dos clubes. [...] Para mapeamento das identidades, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com os gestores de marketing de três grandes clubes brasileiros - Clube Atlético Mineiro, Clube Atlético Paranaense e Cruzeiro Esporte Clube.


=> O planejamento estratégico do Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e do Sport Clube Internacional através de modelos interpretativos.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -