Avaí vence a avança na Copa do Brasil
Há 6 anos
O avaiano Ferdinando passou, ao decorrer de sua existência, por inúmeras transformações que evidenciaram sua capacidade de superação e flexibilidade.
Pouca gente prestou atenção, mas além de Avaí e Sport equivalerem-se na Ressacada (na raça, mas também no futebol mediano), a equipe do Avaí B perdeu para o Metropolitano, na Copa Santa Catarina, neste fim de semana. Com um time muito diferente daquele que goleou o Brusque na estréia (sem Paes, Rogélio, Uendel, Roberto...) o time tentou mas não venceu o Metropolitano, uma das poucas equipes que disputam a competição com a devida seriedade, afinal, busca vaga na Série D.
Ninguém queria saber do Avaí. uma parte da imprensa corria atrás para lamber as botas da onde o dinheiro saia. Jogadores de renome ficavam com um pé atrás. Técnicos de futebol só os medalhãoes decadentes se ofereciam, mas acabávamos acertando com jovens treinadores em busca de um lugar para laboratório. Um time condenado a ser de segunda, isso se não cair para a terceira. E, se estivesse ameaçado de cair, nada de campanhas nos principais jornais para reagir. O problema era do time e da torcida, únicos que nunca abandonaram o leão da ilha. Os demais, ao invés de suar para subir os degraus de uma escada para o sucesso, preferiram o atalho rápido e sem esforço de uma escada-rolante.
Esse é o título da mesa redonda que participará hoje o presidente Zunino em Brasília no seminário “Estádios, Segurança e Condições de Uso”. O evento é uma promoção do Ministério do Esporte em conjunto com a CBF e Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados. O encontro visa a discussão de diretrizes para a integração e efetivação das propostas de normas de segurança, melhoria na prestação de serviços públicos, medidas de prevenção e combate à violência nas partidas de futebol.Na oportunidade, Zunino representará o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff. Irão compor a mesa também os senhores Carlos Eugênio Lopes, da CBF, Wadlimyr Camargos, do Ministério do Esporte, José Antonio Cançado, do CNPG/MG, e Marco Polo Del Nero, presidente da Federação Paulista de Futebol, como informou ontem o blog do Vandrei Bion. A iniciativa, a meu ver, agrega valor e fortalece - especialmente politicamente - o nome do Avaí no mundo esportivo nacional.
Quando achávamos que não dava mais pra encher a bola do meio-campista Marquinhos, surge mais um título para o garoto de Biguacity.

Que beleza! A partir de 15 de dezembro de 2009 a companhia aérea Azul começa a operar em Florianópolis, no querido Aeroporto Hercílio Luz, também conhecido como o estacionamento maior da Ressacada. A notícia é boa não só porque a Azul tem ótimos preços para concorrer com a Gol e a OceanAir ou porque o saquinho de batatinha frita que oferecem é gostoso.
A notícia é boa porque vai que eles se empolgam com a inauguração da rota e soltam um belo patrocínio para o leão mais azul do Brasil? Tudo a ver, hein! Seria legal ver um avião da Azul com uma daquelas frases bacanas que eles colocam na parte externa da aeronave, como "azul da cor do mar", "Tudo azul", "Nosso Amor é Azul, seja sócio do Avaí!". Sonhar não custa nada, já que a Tim e o Blue Man Group até agora não deram o ar da graça e o Eike Batista vem para Santa catarina mas é botafoguense! Aliás, o nome da companhia aérea foi escolhido através de votação na internet. Os internautas sugeriram vários nomes, mas na votação a força do azul prevaleceu nos céus brasileiros!
Com a excelente atuação do último jogo, o meia Marquinhos, do Avaí, subiu alguns degraus na Bola de Prata, da Revista Placar, que premia os melhores jogadores do Campeonato Brasileiro, por posição. Tal prêmio, sabe-se, é o mais tradicional e criterioso do Brasil, e leva em consideração as performances dos atletas rodada a rodada.
Desde a época pré-moderna de nosso país e futebol, alguns absurdos de origem varzeana, como a inconstância nos regulamentos dos Campeonatos Nacionais e as corriqueiras viradas de mesa, parecem ter chegado ao fim com a recente evolução e estruturação do futebol brasileiro. Outros, no entanto, como, por exemplo, a continuidade dos mandatos dos Presidentes das Federações de Futebol, sobreviveram.
a Série B, recebe mais de três vezes o que Avaí, Barueri, Santo André e Náutico recebem. E sem participar do torneio em comento! É de chorar em alemão ou não é?
tiça e tratamento equânime com todos os participantes do mesmo campeonato, coisa aparentemente impossível de ser levada a efeito por aqui... Se esta fórmula visivelmente mais justa vigorasse por aqui, a título de exemplo, o Avaí perceberia algo em torno de 7,5 milhões de reais.

Será um bom sinal? Conheça um pouco mais do árbitro da próxima rodada, o senhor Wilson Souza Mendonça, em nossa coluna social!
Após mais uma rodada em que a arbitragem mete a mão no Avaí, sai a escala de árbitros para o jogo contra o Goiás. O nome é Wilson Souza de Mendonça. Copie e cole no google. O que aparecerá? Uma amostra:
Gostaram de manchete marrom digna da RBS, hein? Pois o técnico em questão é Arnaldo Lira, ex-treinador do Hercílio Luz, o leão do sul do Estado. Lira foi apresentado para substituir o ex-jogador avaiano Grizzo, mas antes de começar a última fase da Divisão Especial, já foi demitido. O que quase ninguém sabia é que antes de vir treinar o Hercílio Luz, quando ainda trabalhava no CRB, Arnaldo Lira foi dispensado após ter sido preso. O treinador foi detido por dirigir alcoolizado, depois de sair de um bar onde discutiu com um torcedor e caiu bêbado no chão. Que beleza... A informação e a foto ao lado eu peguei do blog Herciloucos, de Gabriel Falchetti e Maico Campos.
E o Avaí deve se preparar para as duas próximas finais do campeonato! Se o lance é fugir do rebaixamento, o Avaí precisa vencer os dois jogos em casa e atingir 46 pontos, ficando assim praticamente garantido na Série A 2010. Goiás e Sport serão, portanto, os novos "jogos do acesso" e esperamos que torcida e jogadores entrem em campo com este pensamento!
...tá bom. Nossa meta inicial foi nossa salvação e nossa prisão neste Brasileiro de 2009. Salvação pois nos deu a tranquilidade para trabalhar e achar motivação de continuar e seguir em frente quando batemos na lanterna da competição. Sabíamos que tínhamos um bom time e que, com trabalho e motivação, sairiamos da incômoda posição até o fim do campeonato e atingiríamos a meta, não cair.
No futebol, diz-se que a abertura de dois gols de vantagem perante o adversário "dá mais tranquilidade" à equipe que consegue tal vantagem. A torcida avaiana, no entanto, não concorda com essa máxima.
Já o caçulinha da blogosfera não poderia ter um nome melhor: Pequenos Avaianos! A idéia é ser um blog para a garotada do Avaí, para os torcedores avaianos, desde pequeno demonstrarem sua paixão pelo Leão Da Ilha. Um blog que será feito por Pequenos e Pequenas Avaianas, através de fotos, vídeos, notícias, informações, tudo relacionado ao Avaí Futebol Clube. A idéia foi de Hugo Silva, estudante de Comunicação Social, 21 anos, avaiano e sócio do setor B! Você gostaria de participar do Pequenos Avaianos também? Entre em http://pequenosavaianos.blogspot.com/ e saiba como!
Por último, mas não menos importante, recebemos do rubro-negro-avaiano Tiago Albuquerque uma foto do time que venceu o Torneio Campeão dos Campeões neste sábado, na sede da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça. O jogo foi uma disputa entre o time vencedor pelos associados e o time vencedor pelos terceirizados, do 1º Campeonato de Futebol Suíço da ASTJ. O time vencedor pelos associados, na foto: Paulo, Rafael, João Maurício, Jairo, Serginho, Márcio, Fernando, Lula,Diogo e Michel. Parabéns!
Noutra época, um torcedor de Florianópolis optar por um time do Rio de Janeiro ou de São Paulo era coisa normal. Eram estes os clubes que gozavam de prestígio nacional e que apareciam nas vitrines da mídia, enquanto os times dos menores centros não tinham o mesmo espaço. Em razão disto, torcia-se, corriqueiramente, por um grande time do centro, em nível nacional, e, concomitantemente, por um time em escala regional. Reflexo da (in)cultura nacional de se virar sempre para onde o vento sopra, de seguir a maioria incondicionalmente, de sempre optar pelo lado vencedor, seja qual for ele.
ssem a uma paixão única. As massas dos clubes alheios ao eixo se rebelaram, pregando o orgulho de pertencerem às terras que pertencem e de torcerem para as equipes que torcem, mesmo que sejam menos charmosas ou gloriosas que as terras e equipes do centro.
E o Botafogo, adversário da próxima batalha, vem para cima do Avaí no jogo de segunda! O Fogão finalmente saiu da zona de rebaixamento após a vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, nesta quinta-feira, no Engenhão. Contra o Galo, o treinador utilizou um esquema com Reinaldo no meio-de-campo, ao lado de Lúcio Flávio, mas caindo também pelo ataque, juntando-se à dupla André Lima/Jobson.
Depois de Léo Gago, Leonardo e Dinélson, parece que o departamento médico do Avaí recebeu um novo paciente ilustre: Marcinho Guerreiro. Aliás, se os boatos se concretizarem e ele acertar com o Avai para 2010, o Departamento Médico do Avaí é mais uma prova que um time bem organizado e estruturado atrai bons jogadores. A qualidade de nosso DM permite realizar contratações de jogadores acima da média que precisam de um tempo para sua recuperação, embora Marcinho, pelas notícias que circulam por aí, não tenha nada tão grave como Léo Gago e Leonardo tiveram.
No futebol, diz-se que a abertura de dois gols de vantagem perante o adversário "dá mais tranquilidade" à equipe que consegue tal vantagem. A torcida avaiana, no entanto, não concorda com essa máxima.
Diz o Portal Terra: Em sua atuação mais convincente no Mundial Sub-20, o Brasil superou a forte equipe do Uruguai e venceu por 3 a 1 nesta quarta-feira, em Port Said, no Egito. A vitória leva os brasileiros para as quartas de final da competição. O Avaí B já tinha vencido a seleção do Uruguai, mas não tomou nenhum, venceu por 3 a 0. Credo! Aliás, não sei o nome, mas no amistoso da Ressacada gostei do camisa 10 uruguaio, acho que dava para apostar nele com a camisa avaiana (pena que ele já deve valer alguns milhões de dólares).
E o dia começa com os votos do VidAvaí de Feliz Aniversário, muita saúde, felicidades e títulos com a camisa avaiana para o zagueirão André Turatto, que completa hoje 33 anos de vida! Nascido em Ipira, região oeste de Santa Catarina, Turatto começou a carreira nas categorias de base do Ypiranga, de Erechim. Teve passagens por Goiás, Náutico, Criciuma, Anapolina, Ceará, Brasiliense, Paulista, Vila Nova, Jiangsu Sainty (China) e Mirassol, até desembarcar na ilha em outubro de 2008, há quase um ano. Turatto - segundo a Kátia o galã do filme avaiano - veio para ocupar a vaga deixada por Ozéia, o desertor, que foi negociado com o Paços de Ferreira, de Portugal. O contrato de Turatto com o Mirassol não previa multa em caso de rescisão, o que facilitou sua vinda para Florianópolis. O zagueiro afirmou que a chance de voltar a morar perto da família também pesou em sua decisão.
Já que falamos da Revista Placar agora há pouco, vale lembrar: a mencionada revista, talvez a periódica esportiva mais respeitada do país, coloca, este ano, os avaianos Muriqui e Marquinhos na disputa pela Bola de Ouro, premiação entregue ao melhor jogador do Campeonato Brasileiro de toda temporada. Tal prêmio, sabe-se, é o mais tradicional e criterioso do Brasil, e leva em consideração as performances dos atletas rodada a rodada.
E o futebol do Avaí conseguiu convencer a maior e mais tradicional revista esportiva brasileira. No início do Brasileirão 2009 a revista Placar lançou o tradicional Guia do Brasileirão, no qual apontava o Avaí como canditado ao rebaixamento. Agora, um turno depois, chega às bancas do país o Guia Placar Brasileirão 2009 (2º Turno), com Muriqui como o destaque avaiano na capa. A reportagem é só elogios e o carimbo em cima da previsão inicial da revista mudou: Placar aposta no Avaí na Sul-Americana 2010! A revista é só elogios, faz uma análise correta do esquema tático do time e embora traga algumas desatualizações comprensíveis (como Thomaz ainda no elenco) está um ótimo guia para colecionadores. Enfim, a revista está em todas as bancas ao preço de R$10,00.
Você tem um produto. Tem duas pessoas interessadas nele. Uma te oferece uma grana e mais horários para você expor seu produto na mídia. Outra não te dá dinheiro nenhum, te oferece apenas um horário furreca e voce tem que se contentar com uma transmissão pobre e um sinal de baixa qualidade. Qual você escolhe?
Segundo Rodrigo Santos, Delfim foi enfático: "Temos duas propostas: uma do SBT e outra "daquela coisa" que vocês (os clubes) tiveram um litígio na justiça". A "coisa" em questão era a RIC, que procurou adquirir a Copinha para transmitir na Record News, que tem boa abrangência em TV aberta no Estado.
Ao contrário do que foi noticiado sábado no jornal "A Notícia", o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, teria confirmado hoje a participação do Avaí na Copa SC, segundo informações do jornalista Rodrigo Santos, que cobre ao vivo, via Twitter, a reunião que está acontecendo nesta tarde. Parece que a participação do Avaí foi uma exigência das duas emissoras de televisão interessadas em transmitir a Copinha (SBT e Record News). Avaí é garantia de audiência, mô quirido!- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -