Foto: Blog Alma Azurra
Você, torcedor, concordou com a colocação do brasão do Avaí na propaganda política? Você, sócio, que está legalmente ligado ao Avaí Futebol Clube, concordou com a utilização do símbolo da Instituição sem fins lucrativos e/ou políticos que é o nosso Clube?
Alguém foi perguntado ou consultado sobre qual é o partido e qual é o candidato do Avaí ao governo?
A partir de hoje, somente volto a a apoiar a Diretoria do Avaí Futebol Clube quando o senhor João Nilson Zunino deixar o comando do NOSSO clube. Isso é demais para mim, foi a gota d'água. Que sejamos campeões mundiais, minha opinião sobre esta Diretoria continuará a mesma: uma vergonha para a nação azul-e-branca.
O Avaí virou um feudo. Definitivamente, não representa mais uma nação. A prova está na sua caixa de correios.
Atualização 26/09/2010 (13:37h):
Do Estatuto do Clube:
Atualização 26/09/2010 (13:37h):
Do Estatuto do Clube:
Art. 94. É expressamente proibido utilizar a sede ou dependências do Clube para propaganda ou difusão de quaisquer idéias políticas ou religiosas.
Utilizar o escudo do clube em propaganda polítcia é uma ideia tão absurda que o Estatuto não a prevê. Mas não é difícil deduzir o que pensariam sobre isso aqueles que o escreveram.
É impossível negar o envolvimento da diretoria, haja vista que todos os sócios receberam ou receberão a propaganda. Assim como aconteceu com os sócios do co-irmão do Estreito.
Atualização 26/09/2010 (14:20h), com alguns pontos de vistas e informações para acrescentar à discussão:
Comentário de Vandrei Bion (assessor de comunicação do Presidente Zunino):
É impossível negar o envolvimento da diretoria, haja vista que todos os sócios receberam ou receberão a propaganda. Assim como aconteceu com os sócios do co-irmão do Estreito.
Atualização 26/09/2010 (14:20h), com alguns pontos de vistas e informações para acrescentar à discussão:
Comentário de Vandrei Bion (assessor de comunicação do Presidente Zunino):
"O presidente não autorizou a exposição da imagem dele em qualquer campanha. Está chateado com o que aconteceu e tem ciência do que determina o estatuto do clube. As medidas cabíveis estão sendo tomadas. Vale lembrar que o mesmo ato foi feito também no outro lado da ponte. Mesmo sendo torcedor do Figueirense, o candidato não pode ter apoio de ninguém pois os estatutos são claros."
Comentários de CristianTM:
"A história merece um esclarecimento com serenidade, Rafael.Comentário de Mauro Canto:Me custa acreditar que se teria uma atitude leviana de abusar da imagem do clube em prol de um determinado candidato. Me parece bem mais provável que foi um abuso do candidato mesmo. Mas cabe esclarecer e investigar antes de declarações fortes como a dada, de pedir a "cabeça" do presidente (...) Quanto ao recebimento... bom, qualquer um de muitos departamentos do Avaí ou empresas associadas poderia ter passado informações privilegiadas e indevidas, como listas de email. Só que eu não recebi nada ainda, cabe dizer. A lista pode ser de outra fonte que não o Avaí."
Que imagem linda!
*esta não é, necessariamente, a opinião de todos os blogueiros do VidAvaí.




24 comentários:
Rafael, sabes se o estatuto do clube diz algo a respeito sobre a utilização do distintivo do clube para fins político/eleitorais?
O mais "engraçado" é que todo mundo sabe que esse João Batista é torcedor do Figueirense e ele nao esconde de ninguem, inclusive em discurso recente, na Ressacada hehe.
Mas, a despeito do time para qual esse cidadão torce, muito me entristece a exposição do nosso símbolo em santinhos eleitorais, embora historicamente as imbricações entre futebol e política não sejam nenhuma novidade.
alias, me desse uma boa idéia, farei umas postagens sobre o assunto hehe
Quecaconteceu? :X
A imagem aparece quebrada aqui. Algum candidato usou o símbolo do Avaí, ou o Avaí fez campanha pra algum candidato? São coisas bem diferentes! Pelo texto achei q era o primeiro, mas pela colocação dirigida ao Zunino, já entendi outra coisa.
Se o Zunino quer apoiar alguém, ele que mostre apenas a cara dele.
Caramba, fazem tanto estardalhaço em relação aos produtos não licenciados que estampam a marca Avaí e deixam um absurdo desses impune, isto aí é caso de polícia.
Espero que o estatuto tenho uma regra quanto a este tipo de utilização do símbolo e que os envolvidos façam ao menos uma retratação pública.
Felipe,
atualizei o post com o trecho do Estatuto que mais se adequa à situação.
Cristian,
arrumei a imagem. Ela fala por si só.
Rodrigo,
o Presidente até hoje não fez uma retratação por considerar aquelas 300 pessoas do jantar de aniversário os "verdadeiros avaianos". Não espero retratação alguma. Espero é que alguém consiga tirá-lo do comando do nosso clube.
Rafael, estava lendo o Estatuto do clube e ele diz apenas isso:
É expressamente proibido utilizar a sede ou dependências do Clube para propaganda ou difusão de quaisquer idéias políticas ou religiosas
Portanto, não há nenhuma ilegalidade no ato. Pode-se discutir ETICAMENTE, mas não há nada que proíba a utilização do distintivo.
abs!
Felipe
levando em conta o que está escrito no Estatuto, só posso imaginar uma coisa: nenhum daqueles que o redigiram conseguiram imaginar tamanho absurdo.
Rafael e Felipe,
O presidente não autorizou a exposição da imagem dele em qualquer campanha. Está chateado com o que aconteceu e tem ciência do que determina o estatuto do clube. As medidas cabíveis estão sendo tomadas. Vale lembrar que o mesmo ato foi feito também no outro lado da ponte. Mesmo sendo torcedor do Figueirense, o candidato não pode ter apoio de ninguém pois os estatutos são claros.
Um abraço e qualquer dúvida me ligue: 99809556
Vandrei,
obrigado por estar atento!
Como é que todos os sócios receberam e/ou receberão o santinho de propaganda se com apoio dos clubes?
Vandrei, obrigado pelo esclarecimento.
Alias, quando li a postagem do rafael e vi o santinho, foi o que pensei: as vezes o Zunino nem sabe que foi utilizado o distintivo, embora possa ter dado alguma declaração elogiando as ações desse João Batista.
Enfim, a esperança é que o povo saiba fazer as suas opções e suas distinções.
abs!
A história merece um esclarecimento com serenidade, Rafael.
Me custa acreditar que se teria uma atitude leviana de abusar da imagem do clube em prol de um determinado candidato. Me parece bem mais provável que foi um abuso do candidato mesmo. Mas cabe esclarecer e investigar antes de declarações fortes como a dada, de pedir a "cabeça" do presidente...
Agora vi os comentários. Se o que o Vandrei coloca é fato, logo saberemos também. Cabe nota de esclarecimento no site, talvez. Além das medidas legais, claro.
Quanto ao recebimento... bom, qualquer um de muitos departamentos do Avaí ou empresas associadas poderia ter passado informações privilegiadas e indevidas, como listas de email. Só que eu não recebi nada ainda, cabe dizer. A lista pode ser de outra fonte que não o Avaí.
Cristian,
como pode todos os sócios do Avaí receberem a tal propaganda sem o consentimento do clube? Mais, como pode isso acontecer SEM que o Presidente saiba?
Não acredito em inocência nessa história.
Se não for pedir demais... tem como bater foto com foco de forma que se possa ler o texto? (ou preciso de óculos hehehe) :)
Queria saber que tipo de uso foi feito em mais detalhes.
Que imagem linda!
http://2.bp.blogspot.com/_dPs70W9dt64/TH8RfsUOhtI/AAAAAAAAAFE/jVpOsQFbF90/s1600/jo%C3%A3o+e+lodetti.jpg
Vamos engendrar uma campanha contra esse imbecil!
Abs,
Mauro Canto
Como disse, eu sou sócio a 2 anos e não recebi nada...
E uma lista de emails de sócios deve estar na mão de muita gente... do jeito que é o departamento de marketing/TI do avaí, duvido que tenham uma boa política de sigilo disso. De Avaí Store pra patrocinadores, ma lista dessas pode vazar por muitos lugares sem ninguém devidamente autorizado ficar sabendo.
Absurdo mesmo. Ao receber em casa, senti a mesma indignação.
Rafael, acho que cabe a publicação do semiesclarecimento do Vandrei Bion, bem como, posteriormente, do posicionamento oficial do clube, que virá.
Bom post. Abraço!
Vi uma versão melhorada. Quem é esse Eduardo Antônio Florindo?
PS: Quem deve ter acesso a essa lista é o patrocinador do Avaí "Eletrosul", com óbvia ligação política e claro o que explicaria se cartas similares chegam aos sócios do rival.
Cristian,
Não sei quem é o tal de Eduardo... e estranho muito o fato de, além de ir para todos os sócios, a "carta" ter declarações do Presidente e o símbolo do Clube. Continuo não acreditando em inocência do Presidente hehe
As declarações do presidente não são problema. Ele pode apoiar quem quiser, inclusive falando como presidente do Avaí. Não vejo qualquer problema nisso. Aliás, já tinha visto ele falando bem do João Batista, na ocasião sobre o esforço dele na questão da Diomício (só não lembro da parte de "merece ser deputado"... o que me faz pensar: é outra declaração, essa parte foi "acrescentada", ou?).
O que seria ruim (do lado do Avaí) é:
- Uso da estrutura do clube (como uma lista de endereços de sócios); Que pode ter vazado por muitos meios, como comentei;
- Uso dos símbolos e nome do clube de maneira autorizada (se não foi autorizado, aí é problema com o candidato).
Achei esse Eduardo aí. É presidente do Comercial (fut. amador, córrego grande), é torcedor e aparentemente sócio do Avaí (até achei o nome dele na lista do "torcedor eterno"), e é funcionário público da prefeitura. Ele assina (e portanto se responsabiliza) pela carta. Mas e aí, quem que passou os endereços pra ele? É legal esse tipo de correspondencia? As informações que estão ali são verídicas e permitidas (logotipo, as declarações, etc.)? Tudo isso deve ser esclarecido.
É sempre bom analisar a situação para evitar a postagem de notícias equivocadas.
1) todos os sócios não receberam pois eu não recebi essa propaganda eleitoral. logo, nao foi enviada pelo clube.
2) foi informado pelo Vandrei que o presidente Zunino não autorizou a utilização do nome dele muito menos do escudo do clube.
3) eu estou informando que o Fernando Bastos também não autorizou.
4) O João Batista fez a mesma coisa do lado de lá da ponte! está pedindo voto para as duas torcidas com o mesmo argumento: patrocínio da Eletrobrás.
abs,
Marcelo
política/políticos me da nojo, principalmente em épocas de eleições, é um tal de vai fazer a duplicação, um tal de conseguiu verba para obra, "E AS MAQUINAS ONDE ESTÃO CAMARADAS? E OS TRATORES CADE? OS OPERARIOS? EU SÓ VEJO FILA EM DIAS DE JOGOS."
é muito fácil o sr João Batista e a dona Ideli querer aparecer na frente do problema dos avainos que é o acesso da ressacada para ganhar votos da grande nação avaiana só que fazer que é bom ninguem faz nada.
e antes que eu me esqueça o dinheiro da eletrosul foi para os 2 clubes e não só para o avai mais se fosse para floripa ser sede da copa o avaí ficaria chupando dedo e o $$$$ iria parar todo no continente.
Amigos, só acreditarei que os clubes (Avaí e Figueirense) são inocentes nessa história quando processarem o candidato.
acho q vc tem umas idéias cabulosas, do mundo da fantasia, mas cada um com suas idéias.
Agora, será q você tbm está autorizado a utilizar o logo do avaí no seu blog!? para direito autoral por isso!? tem carta de permissão!?
em época de eleição políticos apelam para tudo, portanto, uma bom esclarecimento resolve!
a nota oficial já saiu no site do avaí.
se vc é daqueles que julgam antes de conhecer os fatos, tenho pena de vc, pq realmente em termos de história do avaí, seu blog tem conteúdo.
Rafael... processo talvez não vai sair, ninguém quer comprar briga grande com político graúdo (não me refiro ao JB, mas a outros q tão por detrás dele né).
Acho q vale atualizar com isso aqui tb:
Nota Oficial
28/09/2010 - 15:23h
avalie esta notícia:
1 2 3 4 5
(0)
Imprimir Notícia-AA+
O Avaí Futebol Clube vem a público informar que não autorizou e não autoriza a utilização do escudo oficial ou foto do presidente para a veiculação de campanha eleitoral.
Informa, ainda, que o clube, na forma de seu estatuto, não tem qualquer vinculação político-partidária e tomará providências para coibir o mau uso de seus símbolos ou vinculação equivocada de seu nome.
Tem que cobrar do clube explicação de como os endereços puderam parar na mão do JB, pra começo de conversa. Mas tb acho q as acusações direcionadas ao presidente foram exageradas e caberia retratação tb aqui do blog, não foi nem perto pra tanto. Entendo a revolta, mas como disse, assunto sério assim precisa ser analisado com mais serenidade. Lembrando o principio básico do direito, as pessoas são inocentes até que se prove o contrário. Não culpadas até que provem sua inocência.
Postar um comentário