Postado por: Felipe Matos setembro 14, 2010

"Não é de hoje que os craques da bola gostam de freqüentar casas noturnas. No entanto, esses momentos de lazer, na verdade, podem acarretar sérios problemas à saúde dos atletas se estiverem associados a noites mal dormidas e ao consumo de álcool.

Quando o álcool é ingerido após uma intensa atividade física (treinos e jogos, principalmente), em que os jogadores costumam ficar desidratados e ressentindo-se da pouca quantidade de alimentos no estômago por causa da competição, o álcool consumido é absorvido mais rapidamente e pode provocar problemas que não ocorreriam em situações normais.


[...] A ingestão de álcool geralmente tem efeito indireto sobre o reabastecimento de combustíveis após o exercício. Provavelmente, as bebedeiras impedem que o atleta consuma a quantidade necessária de carboidratos; no final, os atletas não ingerem muitos alimentos nem optam por alimentos com alto teor de carboidratos nessas ocasiões.

Outro problema é que se o atleta apresentar contusão nos músculos e tecidos moles, a prática médica padrão, de técnicas vasoconstritoras, como descanso, gelo, compressão ou elevação fica comprometida, devido à dilatação indesejada dos vasos e ao redor dos locais atingidos causada pelo álcool, retardando a recuperação da lesão.

A recomendação, nesses casos, é para que os atletas evitem consumir bebidas alcoólicas, principalmente nas primeiras 24 horas após o jogo. [...]

Os primeiros problemas que afetam o desempenho esportivo incluem nutrição inadequada e estilo de vida ruim (p. ex., sono e recuperação insuficientes). Por ser um nutriente bastante energético, o álcool pode aumentar o peso, problema típico no caso de grande ingestão.

De acordo com vários especialistas, o sono é um fator decisivo para a recuperação de uma pessoa, ainda mais em se tratando de atletas. Enquanto dormimos as células cerebrais são regeneradas. Jogadores que passam a noite nas "baladas" prejudicam sua força, o tônus da musculatura e apresentam dificuldades de concentração e estado de irritabilidade, além de ter seu metabolismo alterado.


"A privação do sono traz alguns malefícios para o organismo e alterações psicológicas como o mal humor, irritabilidade, déficit de atenção e raciocínio e algumas alterações fisiológicas", reforça a professora Hanna Karen Antunes, do Centro de Estudos em Psicobiologia do Exercício da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O preparador físico Nuno Cobra, autor do livro "A Semente da Vitória", diz em seu livro que "quem se envolve sadiamente com uma atividade física sistemática tem a obrigação ainda maior de ter um sono mais profundo, mais reparador e de maior duração". Afinal, durante este tipo de sono, cada célula do corpo é restaurada e o indivíduo ganha energia e disposição."

(Fonte: Nutrição Esportiva. Ronald J. Maughan e Louise M. Burke. Artmed Editora. Via site do Profº Mesquita.)

------------------------------
Na Seção Papo de Botequim, uma polêmica inútil defendida sob determinados pontos de vista.

Seções anteriores:

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -