Postado por: Felipe Matos dezembro 15, 2009

Nesse mês de pouco futebol, assuntos outros dominaram a blogosfera avaiana. Um dos mais sensíveis, pertinentes e curiosamente pouco explorado foi o assunto "vazamento de informações". A discussão sobre o assunto começou no período da confirmação da saída de Silas. O maior treinador da história do Avaí deixou o clube e uma parte da torcida ficou com uma pulga atrás da orelha: porque será que o Avaí não se "esforçou" para sua permanência? Na frente dos microfones, diretoria e treinador trocavam juras de amor eterno, aparentemente sinceras. Mimos, carinhos, obrigado e até breve. Uma das palavras mais utilizadas para se justificar a saída era um tal "desgaste natural".

No momento em que Silas foi embora, uma pressão caiu sobre os ombros do Avaí: quem substituí-lo tem que estar a altura, igual ou maior do que Silas. Menos que um título estadual ou uma brilhante campanha como a de 2008 não será aceita. Na lógica de uma parte da torcida, não será permitido uma não classificação para a Copa do Brasil e não ser uma das sensações da Série A. Nos primeiros tropeços (tão naturais) do caminho, o fantasma de Silas ecoará nas arquibancadas.

Neste momento o blog Elite Azul & Branca partiu em defesa da diretoria avaiana revelando detalhes e até transcrição da conversa, realizada no dia 26 de dezembro no estádio da Ressacada. Pouco tempo depois o blog Futebol Mané questionou a atitude do blog. Num post intitulado "Informação é coisa séria", Rafael Eleutério relembra que Silas é um ídolo da torcida, cumpriu com todos os seus compromissos com honradez e caráter. É um homem de palavra, talentoso e honesto, se não virou estátua, ao menos virou boneco.

Um cara do mais alto nível, que saiu do clube por inúmeros motivos, mas preferiu não ressaltá-los publicamente para que os não-acertos não se sobreponham aos inúmeros acertos de sua trajetória e não manchassem a imagem de um pai de família honesto, que sempre cumpriu com sua palavra. Eu, pessoalmente, não me lembro de nenhuma promessa de Silas que ele não tivesse cumprido. Neste momento, o Futebol Mané questiona:

Como uma conversa confidencial, que foi guardada à sete chaves, chega a um
blog
? Se o Avaí fez questão de não divulgar nada além do que foi falado pelos diretores à imprensa, não deveria haver intenção disso chegar à público.

Rafael finaliza dizendo que embora reconheça a intenção do blog Elite Azul & Branca em passar a versão do clube dos fatos (característica marcante do referido blog) questiona porque a tal versão do clube não foi dada...pelo clube! Não seria lógico? Se a intenção era essa, por quê não usar fontes oficiais? Rafael questiona: amadorismo de quem não tem coragem de assumir suas posturas?

Esse "amadorismo" do Departamento de Comunicação (?) do Avaí foi alvo de críticas do Gérson, do blog Avaixonados. Num post entitulado "A Prostituta Avaiana", o Avaixonados diz:


Testemunhamos o escapulir de conteúdo de reuniões sigilosas de diretoria e informações estratégicas que apenas os “internos” da Ressacada tinham acesso. Hoje, no Avaí FC, a informação é tratada como uma prostituta, daquelas que pode pertencer a qualquer um, bastando que se pague o preço de mercado. Nesse caso não estamos falando de dinheiro, mas de amizades convenientes, relacionamentos mais estreito com fulano ou escambo pseudo-informativo com sicrano. Não tenho nada contra quem traz a informação à público, não vivemos na China, em Cuba ou na Albânia, então que a liberdade de falar e escrever seja dada a todos. Se sabe de algo, que publique mesmo e depois que preste contas com a credibilidade popular. Meu problema é com os “informantes das internas”, traidores travestidos de azul royal que entregam de bandeja o que não lhes pertence.

Nesta semana o Blog do Torcedor do Avaí na Globo.com, de Esteves Jr. tratou do mesmo assunto - vazamento de informações - mas citando outro caso. Esteves Jr. não critica a postura do Elite Azul & Branca e sim a de um funciónário do Avaí que possui um blog que anunciou a contratação de Jorginho. Com a contratação de Chamusca, o Blog do Torcedor escreveu:

Se for mesmo, quero saber o que será daquele funcionario do Avaí que disse que já estava tudo fechado com o Jorginho e que depois mudaram a notícia dizendo que eram contatos do Palmeiras? Ele é pago para trabalhar para o Avaí ou ficar vazando informações?Depois ficam reclamando que a imprensa só dá bola fora. Que este episódio sirva de lição para certas pessoas que acham que estão acima de tudo.

Em resumo, o que está por trás das críticas do Futebol Mané, do Avaixonados e do Blog do Torcedor na Globo.com é fortalecer não apenas o site ou o blog oficial do Avaí, mas a Informação Avaiana como um todo.

O VidAvaí não é um blog informativo. Não somos jornalistas e não recebemos salário para sair por aí produzindo informações (aliás, que conste em ata que não recebemos salário e não temos nenhuma fonte de renda ligada ao Avaí. Nada contra, apenas não recebemos). De forma amadora, nos concentramos em emitir opiniões e na valorização da história e memória avaiana porque nos dá prazer. Em nossa concepção, este é o objetivo de nosso blog. Entretanto, em Florianópolis, uma parte da imprensa é caracterizada como uma tradicional boca-alugada, cujas informações devem -SEMPRE - ser relativizadas, o que abre espaço para blogs de muito sucesso como o Elite Azul & Branca e suas fontes privilegiadas, onde temos a "palavra oficial" do Avaí sem a contaminação de uma imprensa com outros objetivos.

A intenção aqui é refletir: até que ponto o Avaí valoriza esse bem chamado "Informação"? Se o Avaí, de forma oficial, não divulgou certa informação ou até uma determinada situação, por que funcionários do Avaí fariam isso paralelamente? Isso não é jogar contra a diretoria? Isso não é jogar contra o clube? Isso não é jogar contra o site oficial? Estas questões foram formuladas por Esteves Jr. Acho-as pertinentes e as reproduzo aqui. Acrescentaria apenas que esses questionamentos sejam feitos não apenas para funcionários, mas também diretores. Se um funcionário não pode emitir uma informação de bastidores, por que altos diretores poderiam? A ética é hierárquica?
Eu, como torcedor comum, adoro saber das fofocas de bastidores do futebol, saber se o Avaí já contratou um camisa 8 para o lugar de fulano de tal, um lateral-direito, uma nova promoção, saber das reformas do estádio, dos objetivos, dos orçamentos, do futebol e daquilo que está ao seu redor. Mas, afinal, o que deve e o que não deve ser revelado ao público?

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -