Postado por: Felipe Matos dezembro 07, 2009

Os números são dos avaianos Eduardo Santos e Mi. K., da comunidade do Avaí no orkut. Vejamos os dados do Campeonato Brasileiro da Série A:



Jogadores que mais atuaram:

Eduardo Martini - 37
Luis Ricardo - 34
Emerson - 33
Marquinhos, Léo Gago e Muriqui - 31
Ferdinando - 30
Sem surpresas, a escalação está na boca do povo, como todo mundo gosta.

Jogadores com mais assistências:

Muriqui - 8
Marquinhos - 7
Luis Ricardo - 5
Caio - 4
Eltinho e Willian - 3
Roberto, Uendel e Léo Gago - 2

A presença de Caio demonstra o talento do jogador. Caio tem fraco poder de finalização, mas um bom passe, um bom preparo e nunca desiste de uma jogada. Como diz Silas, esse nunca ficará desempregado. Ele merece. No mais, Muriqui e Marquinhos fazendo o que de melhor sabem.

Jogadores que mais finalizam:

Marquinhos - 59
Muriqui - 48
Léo Gago - 47
Luis Ricardo - 45
Ferdinando - 42
Willian - 36
Alguns números interessantes, que explicam algumas coisas. Primeiro, o mais óbvio. William aparece entre os que mais finalizam, afinal, é o artilheiro do time. A presença de Léo Gago e Ferdinando na lista são ótimas, duas grandes armas que o Avaí soube usar ao longo do campeonato, embora a de Ferdi não seja tão calibrada quanto a canhota que não gagueja. Marquinhos e Muriqui também não são surpresa. Quero chamar a atenção para o grande número de finalizações de Luis Ricardo. É o quarto que mais finaliza, em compensação fez 4 gols em toda a temporada. Luis Ricardo é um atacante com fraco poder de finalização (certas), o que certamente contribuiu para a irritação de uma parte da torcida com o jogador. Se achou na ala, onde sua habilidade abriu caminhos para as suas assistências.


Jogadores que mais roubam bolas:

Eltinho - 62
Marquinhos - 56
Emerson - 47
Léo Gago - 45
Ferdinando - 44
Luis Ricardo - 40
Augusto - 37
Rafael - 35

Essa é para calar quem ainda insite em dizer que Marquinhos não corre ou se esforça. Com Marqinhos, quem corre é a bola. O meia tem mais desarmes que os dois volantes do time. Aliás, os ótimos números de Eltinho e Marquinhos possibilitaram um trabalho melhor dos volantes, que não ficaram tão sobrecarregados.

E, para terminar, quem mais balançou o capim na temporada 2009, levando em consideração Catarinense, Brasileiro, Amistosos e Copa SC.


Total de gols do ano:

15 gols: William
12: Marquinhos
11: Léo Gago
10: Evando
9: Muriqui
7: Lima
6: Émerson, Odair, Roberto
5: Eltinho, Cristian
4: Luiz Ricardo, Gustavo e gols contra
3: Ferdinando, Uendel, Leonardo
2: Rafael Costa, Carlos Eduardo, Laércio, Jandson
1: André Turatto, Marcus Winicius, Davi, Ricardinho, Caio, Fabinho Capixaba, Juninho Campo, Ildemar, Rogélio, Diego, Thiaguinho, Nei Bala.


William é o artilheiro do ano. Destaca-se os bons números de Evando (que saiu ainda no primeiro turno) e, especialmente, os números de Léo Gago (11 gols, apenas um de falta, os demais de bola rolando) e do zagueirão Émerson. Destaques também para Roberto e Cristian, dois reservas que deram importantes contribuições, cada um em determinado momento do campeonato.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -