Postado por: Felipe Matos dezembro 07, 2009

Felizmente tivemos um ano de poucas decepções. Em campo, poucos atletas não corresponderam o esperado e os dois que citarei curiosamente ocupam a posição de volantes: Pingo (foto) e Xaves. Talvez eu não esteja sendo justo, talvez a comparação com os iluminados Léo Gago e Ferdinando, uma dupla atômica perfeita, contribua para a decepção com relação aos dois. No caso de Pingo, um atleta caro, ex-Corinthians, não aproveitou nenhuma das oportunidades que teve ainda no Estadual. Depois apareceu contundido e assim terminou o ano.

Já o Xaves, um dos poucos destaques da temporada passada do rebaixado Ipatinga, sempre foi discreto. Não teve muitas oportunidades, é verdade, mas quando entrou, pouco demonstrou. Ao contrário de Fernando Bob, único volante que conseguiu substituir Léo Gago. Ainda que sem o talento de Léo, Fernando não comprometeu e deve participações discretas e eficiêntes. Uma pena ter se contundido no amistoso contra a seleção uruguaia e deve voltar para o Fluminense em 2010, assim como Anderson Luís, que entrou com tudo, mostrou moral e autoridade e depois sumiu, parece que não se adaptou ao esquema de 3 zagueiros.
Talvez devesse incluir o atacante Lima como a terceira decepção do ano, mas algumas boas atuações no catarinense me impedem de estigmatizá-lo como "decepção". Sem espaço, o atleta buscou seu caminho e vem marcando seus golzinhos em Portugal e de vez em quando aparece aqui no Gols Avaianos pelo Mundo! No mais, creio que é isso.

"Decepção" me parece uma palavra muito forte para caracterizar algum atleta que tenha participado da melhor campanha catarinense de todos os tempos na Série A do Brasileirão. Me decepcionei no final do ano, com a saída de Silas. Mas, direção e parceiros tem crédito. É esperar para ver quem estava certo na Questão Silas. Outra questão que me chamou a atenção foi o descaso da Diretoria avaiana com André Turatto.


A diretoria avaiana vem fazendo um grande trabalho para a manutenção da memória do clube e dos atletas que fizeram a história do leão da ilha: Medalha Saul Oliveira, Calçada da Fama, Memorial dos Atletas, todas essas iniciativas são brilhantes e merecem todos os nossos aplausos. Contudo, a saída de Turatto, pela porta de trás, como um mero coadjuvante, não condiz com sua passagem e a importância que teve dentro do grupo, desde 2008.

Turatto foi um dos destaques da zaga avaiana que levou o time ao acesso em 2008. Sua participação no filme Vamos Subir Leão demonstra isso. No início do Catarinense 2009 Turatto assumiu o lugar de Batista e foi eleito por Silas como o seu capitão na campanha vitoriosa que nos devolveu o título estadual. Ao lado de Marquinhos e Martini, Turatto foi citado por Silas como um dos líderes do grupo e antes de ser operado vinha atuando no sacrifício, aguentando dores para honrar a camisa avaiana. O Avaí poderia até não querer Turatto no grupo de 2010, o que é muito justo na montagem de um novo elenco. Mas, ficou devendo a Turatto um muito obrigado público. Não precisava gastar dinheiro com banner e nem plaquinha, mas ao menos uma nota oficial, via Twitter ou blog, talvez, agradecendo pelos trabalhos prestados pelo ex-capitão. Foi mal, aí, Turatto!

(Foto Pingo: Edu Cavalcanti para o Info Esporte.)

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -