Postado por: Felipe Matos fevereiro 15, 2010

Foi impressão minha ou Leonardo, após fazer o gol do modorrento Avaí 1 X 0 Metropolitano foi tirar satisfações com um torcedor das sociais novas? A impressão que deu é que havia um torcedor reclamando da atuação do time, dai quando Leonardo fez o gol foi correndo apontar para essa pessoa dizendo que estava sim respeitando a camisa do Avaí. O torcedor ficou feliz com o gol, aplaudiu Leonardo, o atleta aplaudiu de volta e tudo ficou acertado, sem maiores complicações ou dramas. Ao final de jogo Leonardo saiu reclamando do calor e dizendo que o torcedor não teve paciência, mas que estava no seu direito de reclamar. Tudo Ok e sem polêmicas.





Para ver a seqüencia em vídeo, basta clicar AQUI. Não é hora de polemizar, mas se o que aconteceu foi exatamente o que narrei - e isso são apenas as minhas impressões e não a expressão da realidade - Leonardo tem que "esfriar a cabeça", perdão pelo trocadilho infame numa tarde tão quente como a de sábado passado.

Após meses e meses parado, recuperando-se no Avaí, Leonardo voltou devagar em alguns jogos do ano passado. A torcida - que acreditou nas boas credenciais do atleta - teve a devida paciência com o jogador, deu tempo e espaço para sua recuperação. A estréia no Catarinense 2010 foi como a reestréia de Leonardo e após algumas rodadas já anotou 4 gols, embora tenha tido apenas uma atuação acima da média, justamente na goleada contra o JEC.

Agora, uma coisa que me irrita no futebol é jogador profissional que vai tirar satisfações com a torcida. Leonardo, mô pombo, não és Romário. Romário pode mostrar o dedinho pra torcida, porque Romário desequilibra uma partida sozinho. Tu, não. Um atleta profissional do futebol, que ganhas o que ganhas - e em dia - tem é que ficar caladinho e jogar bola. Se a torcida apoia, vibre com ela e vá subir os degraus da nova arquibancada para cair em seus braços. Se a torcida vaia, é porque o time não está jogando nada, exatamente o caso do Avaí neste Catarinense. Então, fique quieto, levante a cabeça, finja que não ouviu e vá em frente. Torcedor é assim, quando o gol sair, eles vão aplaudir.

Querer tirar satisfações com a torcida só desnuda a falta de preparo mental de um atleta que deveria estar ciente das pressões do mundo esportivo, ainda mais quando o esporte que pratica é o que apaixona um país. Já imaginou o juiz marcar um penalti certeiro e correr para a arquibancada dando de dedo nos torcedores que o chamam de filho da Dutra? Nem Dalmo Bozzano, que era Dalmo Bozzano, faria isso (ok, ele já fez sim, mas ele também não conta).

O Avaí desmontou-se após garantias públicas de sua diretoria de que isto não aconteceria. O torcedor tem que arcar com os altos custos dos ingressos e das mensalidades enquanto os clubes vendem cota de TV a preço de banana. Tem que aguentar um time que na última rodada do returno ainda não está pronto. Tem que aguentar um mormaço de 40º graus nas arquibancadas e depois ficar preso na fila para poder voltar para casa, num sábado de carnaval. Tem que pagar R$4,00 num copo de H2OH que sai por menos de R$1,20 num Bistek da vida. E agora, tu, Leonardo, que ganhas o que ganhas para jogar bola, não podes aguentar uma vaia quando o time todo está jogando MUITO MAL contra o Metropolitano, time blumenauense fora de série?

Já tivemos casos aqui de jogador que mostra dedinho para a torcida. Não durou muito, embora o dedinho que ele mostrou fosse outro, bem diferente do teu. Coloque a cabeça no lugar, continue evoluindo em seu futebol e não perca tempo fugindo desse caminho vencedor que estás trilhando. Ainda vais ouvir muitas vaias, caso o Avaí continue com o futebol instável que vem apresentando. Se não gostas delas, o único modo de fazê-las sumir é exatamente o que fizeste: gol. E só. Vamos lá, Leonardo, contamos contigo!

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -