Postado por: Felipe Matos fevereiro 10, 2010

Se a empresa que comprou o catarinense a preço de banana não vai transmitir o jogo do Avaí por ser data Libertadores, o jeito - para os que não possuem PPV - é grudar o ouvido no bom e velho rádio! Aliás, como estamos de transmissões esportivas?

- Rádio Guarujá: a mais tradicional emissora de rádio em atividade. Na sua equipe, destaque para os comentários de Rui Guimarães, o realmente técnico. Sua melhor característica é desconstruir as bobagens disseminadas no mundo da bola, como "nó tático" e outras expressões vazias e inúteis do mundo do futebol. O reizinho Balduíno e Polidoro Júnior também estão na equipe. O ponto fraco da Guarujá são as narrações: Paulo Branchi narrando jogo do Avaí é insuportável, deveria restringir-se ao seu Figueirense. Janiter de Cordes é a segunda opção, tem que tomar cuidado para não falar demais e num tom muito alto, fica cansativo. Uma outra crítica é o excesso de "piadas internas", o pessoal às vezes exagera no clima de descontração e esquece que os ouvintes estão interessados em informações e opiniões, não em quem da equipe almoçou aonde ou quem vai bater pelada em tal lugar. O "excesso de interatividade" também é um ponto baixo: fazem narração de sala de chat na internet! Isso é interatividade ou falta de assunto? É possível ouvir a transmissão pelo site da Rádio Guarujá.


- CBN Diário: Salvam-se, talvez, Rodrigo Faraco e Salles Júnior, embora se sustente na folclórica dupla de comediantes Miguel Livramento e Roberto Alves. A favor da CBN, a voz de Salles Júnior, o melhor narrador esportivo em atividade atualmente. Contra a CBN, as presenças de Renato Semensatti, Paulo Britto e outras figuras igualmente dispensáveis. O velho bruxo Lauro Búrigo sumiu sem deixar vestígios. Não espere jornalismo esportivo, a CBN é apena um ramo de uma empresa de eventos e, como tal, sopra em favor dos contratos. Após as coletivas de imprensa e o bate-papo final, iniciam-se as insuportáveis "Frases da Jornada", que nada mais é do que a senha para se desligar o rádio ou colocar um CD. Destaque positivo também para Fabiano Linhares, atualmente trabalhando com o tricolor do Estreito. É possível ouvir na Internet.


- BAND FM: A seu favor o fato de ser a única emissora da FM que transmite o futebol, tornando-se a única opção de quem é obrigado a ouvir no MP3, no celular ou naqueles radios que não sintonizam AM. Como ouvinte, sugiro que a emissora repense todo o formato de sua atração. Por transmitir em FM alguém teve a idéia de querer "rejuvenescer" as transmissões esportivas, confundindo o futebol com o perfil dos ouvintes das demais atrações da Band FM. Colocaram uma voz feminina que geralmente comete um mico sempre que entra no ar (e isto não é uma questão de gênero) e um comediante fazendo as vozes de dois personagens, um manezinho da ilha e um...gaúcho (???!!!). Quem teve a brilhante idéia deveria ser torturado e condenado a ouvir todas as transmissões. O horror, o horror... Apesar de comentaristas corretos como Sérgio Murilo, possui a narração insuportável do alvinegro tricolor Claudionir Miranda. Daí não há quem agüente mais do que cinco minutos... Também na internet.

- Mais Alegria: A rádio possui uma estrutura enxuta, mas simpática. Cresce quando comparada à (falta de) simpatia de uma parte da concorrência. Em sua programação, o destaque é o programa Esporte na Mais, produção independente apresentada por Fábio Machado, diariamente, das 12:00 às 12:30. Há ainda a Jornada Esportiva comandada por José Luiz e equipe, cobrindo, ao vivo, jogos dos campeonatos profissionais e o esporte amador da Grande Florianópolis. Também na internet.

(Imagem do Anúncio da Rádio Guarujá: O Estado, 22/05/1981.)

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -