Postado por: Rafael VE março 10, 2011

Foto: Douglas Martins
Segundo a Diretoria do Avaí, 4.419 pessoas estiveram na Ressacada nesta quarta-feira para assistir à partida contra o Brusque. Em uma palavra: vergonha.

As razões para um público ridículo podem ser as mais diversas. Pergunte ao Presidente Zunino e ele tirará da cartola milhões de desculpas repetidas exaustivamente - e sob nenhum aspecto a culpa será dele. Eu acho que não é. Mesmo. A culpa é sua, sócio.

O sócio contribuinte avaiano não tem voz. A maior prova disso é o nosso Estatuto, que não permite que o sócio tenha voz. Para que o sócio contribuinte, que é aquele que paga mensalidades comuns, possa ter alguma voz, ele precisa ter capacidade de convocar 1/5 dos sócios regulares para uma Assembléia Geral. Aposto que você sequer tem acesso ao número de sócios que o Avaí possui. Não se engane, sócio, esse é um direito seu. Mas se a Diretoria não fornecer esse dado, quem vai protestar? O Conselho Decorativo?

O Conselho é a segunda prova de que a culpa pelo público deprimente na Ressacada é do sócio avaiano. Entre os sócios estão os Conselheiros Decorativos. Sim, estes também são sócios. Aparentemente, um grupo sem a menor intenção de mover uma palha para que a situação do público fraco mude. Aliás, fossem sérios, estariam desde há muito tempo movendo-se politicamente após o verdadeiro golpe que foi a escolha de Cláudio Vicente para a comissão que definiu os valores de mensalidade.

Nosso Estatuto é fraco. Não é conhecido pela grande maioria. Não é sequer seguido. Assim fosse, seria público o número de sócios que o Avaí possui, por exemplo, já que esse é um dado essencial para formação da Assembléia Geral. É antigo, digno de um clube pequeno, em que cada um dos integrantes se conhece pelo nome, sobrenome e apelido. Impede que uma pessoa de fora do circulo do Conselho tenha alguma chance de votar em reuniões importantes, por exemplo. 

Ser sócio do Avaí, atualmente, resume-se a 3 pontos: 
  1. Ajudar o Clube; 
  2. Pagar "menos" para assistir aos jogos na Ressacada; 
  3. Chancelar toda essa estrutura organizacional e o modo como o Clube é regido.

De um lado, todas as conquistas dos últimos anos. De outro, a formação e consolidação da Dinastia Zunino sem que o sócio possa fazer nada. O público é fraco? Culpa sua, sócio. O preço para frequentar a Ressacada é alto, para maior parte dos brasileiros. O Avaí hoje é forte? Culpa sua, sócio. Escolha o lado que prefere enxergar e seja feliz...

Ah, já que estava lendo aqui mais uma vez o nosso Estatuto, só para cutucar antes de terminar essa série de reflexões feitas durante a leitura. Já que perguntar não ofende: quem são nossos sócios patrimonais? Acorde com uma pergunta dessas...

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -