Postado por: Rafael VE março 04, 2011

Alguns comentários na blogosfera avaiana têm chamado muita atenção. A quantidade de pessoas que relata se informar pelas redes sociais têm aumentado dia após dia.

Se antes tinhamos o rádio, os jornais e a televisão para buscar informações sobre o futebol catarinense, mais especificamente sobre o Avaí, hoje contamos com blogs, twitter, orkut, facebook e sites esportivos "independentes". Essa pode ser uma pequena revolução aos olhos daqueles que diariamente optam a fazer como tantos outros: trocar o radinho, a tv e o jornal pelo poder da esfera virtual.  Não que os jornalistas esportivos tenham perdido seu lugar: eles simplesmente precisam achar novamente como se colocar em contato com o seu público.

Observando esse movimento de migração, temos então o inevitável: a inversão do fluxo de informação e opinião. Aqueles jornalistas que têm seu canal de comunicação nas mídias tradicionais, claramente conseguirão com mais facilidade chegar até aqueles que submergiram no dilúvio de informações que a internet propôs.  Por esse motivo,  gente como Rodrigo Faraco e Renato Semensati continuam com o poder de formar opinião mesmo dentre os que não os acompanham na televisão ou no rádio. Mas demoraremos ainda bastante tempo até que a televisão seja democrática - e é por isso também que figuras pré-históricas  como Miguel Livramento e Roberto Alves continuarão tendo audiência inclusive na internet. Abandonar a televisão e o rádio ainda não é uma opção mesmo para muitos que já mergulharam fundo na mídia alternativa da web.

O grande mote da emigração de audiência das mídias tradicionais está na liberdade. Escreva o que quiser, leia o que quiser. Desde que dentro da lei, claro. Não há somente 4 canais, como na televisão, não há somente 4 rádios. Portais de informação continuarão a ser fundamentais, mas hoje podemos nos dar ao luxo de não precisar acompanhar veículos da RBS, por exemplo. E podemos nos dar ao luxo de dispensar a opinião daqueles que trabalham nos grandes portais.

Essa é a grande mágica que traz gente da frente da televisão para frente do computador: opiniões nunca serão unamidades e aqui há espaço para toda essa diversidade. No post das 15h, uma perspectiva do poder das redes sociais no mundo real.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -