- Voltar ao Início »
- Opinião »
- Dois estupros, uma via de escape
Na semana que passou duas notícias se espalharam como pólvora nas redes sociais : 1) o caso de estupro de uma menor de idade por três adolescentes, um deles filho de gente importante da mídia gaúcha no Estado; 2) o vídeo-confissão de Valdir Lodetti, vice-presidente da FCF que admite a farsa dos sorteios de árbitros no futebol catarinense.O que os dois casos têm em comum? A denúncia se disseminou pelos porões da internet, o primeiro por e-mails anônimos, orkut, blogs, etc; e, o segundo, pelo Youtube e por blogs esportivos (vi pela primeira vez no blog de Rodrigo Santos).
Da confissão de Lodetti, capaz de derrubar a Diretoria caso se respeitasse o Estatuto do Torcedor, nenhuma linha, seja nos veículos da RBS ou da Record, TVBV, SBT e demais mídias. Nenhuma linha nos sites esportivos de maior alcance, nenhuma linha nos sites dos times (supostamente os maiores lesados, além de nós, torcedores), nenhuma linha da Associação de Clubes (atualmente presidida por Zunino).
Esta semana o jornalista César Valente escreveu um belo texto que fala sobre o papel das redes alternativas de informação em seu blog, De Olho na Capital, onde fala tudo o que eu gostaria de dizer aqui, só que com muito mais propriedade.
Como bem percebeu César Valente, os casos ajudam a consolidar a impressão de que não se consegue mais manter em segredo, por muito tempo, fatos relevantes. E que se a mídia não faz o seu serviço, as redes sociais aparecem como uma espécie de Charles Bronson a executar criminosos de madrugada na velha Nova York.
Como diria o amigo Marcelo Herondino, queria tanto meu futebol inocente de volta...