Postado por: Eduardo Roberge Goedert julho 30, 2009

Acredito que grande parte da torcida avaiana tem curiosidade pra saber como andam nossos ex-atletas que partiram para o exterior. Pouquíssimo ou nada se fala sobre os jogadores que, após se destacarem no Avaí, trocaram o Carianos por longínquos países do Velho Mundo.

Movido por esta curiosidade, procurei brevemente sobre o meia Válber (foto), responsável direto por nosso acesso à Série A, principalmente por sua inesquecível performance no primeiro turno da Segundona do ano passado. Rápido e habilidoso, o ex-camisa 10 avaiano contribuiu para aquela conquista com 6 gols, 8 assistências e muitas jogadas geniais, que, certamente, ecoarão em nossa memória.

Válber trocou o Avaí pelo Daejeon Citizen, da Coréia, e, dando uma olhadinha em sites deste clube asiático, conclui que o meia, atualmente vestindo a camisa de número 13, anda atormentando as defesas adversárias daquele lado do mundo.

Constantemente, os sites de torcedores do Daejeon Citizen se referem a Válber como "importante criador de jogadas", "jogador extremamente criativo" e como "um dos mais talentosos jogadores do Daejeon". Numa oportunidade, o torcedor coreano diz que "jogando sem Válber, não é coincidência que o Daejeon não tenha marcado gols em duas partidas".

Em contrapartida, um relato pós-jogo do site coreano conta que, em determinada partida, após um cruzamento, Válber, de frente para o gol sem goleiro, cabeceou para baixo e, depois de a bola picar, a mesma passou por cima da trave. "Isso foi razoavelmente chocante e completamente fora dos padrões de um dos melhores jogadores do Daejeon". Cabeceio nunca foi o forte de Válber, certo?

Só pra ter certeza do sucesso de Válber na Ásia, estabeleci comunicação com um torcedor do Daejeon Citizen chamado Liam, o qual me relatou:
Válber é um dos jogadores top do Daejeon. Nós estamos muito felizes com ele. Infelizmente, ele teve uma lesão feia e, no momento, não está jogando.
Ele é muito talentoso e nossa principal arma para criar gols. Quando ele não joga, nós não marcamos gols.
Boa sorte para o seu time, mas eu espero que vocês não tirem o Válber de nós.
Aparentemente, Válber continua sofrendo com uma série de lesões, as mesmas que interromperam sua extraordinária forma no Avaí. Mesmo assim, vem sendo destaque no Daejeon, que, infelizmente, não vem bem das pernas na K-League, como é chamado o Coreanão (ocupa a antepenúltima colocação do certame). Tendo atuado em poucos jogos no torneio, o meia-atacante marcou um gol na competição.

Curiosamente, Valber, outrora o único brasileiro no elenco, tem, agora, como companheiro de clube, o atacante Alexandre, ex-Barbie, recém-contratado.

O jogador ex-Avaí, disse Moisés Cândido na época da transferência, ficará por dois anos no clube asiático, por empréstimo. De acordo com a CBF, Válber Mendes Ferreira tem vínculo com o Avaí até janeiro de 2012. Coisa linda!

(PS: Não falo coreano. A maior parte das informações aqui prestadas foi retirada do blog http://daejeoncitizen.blogspot.com, do site da K-League, de fóruns de discussão e da Wikipedia)

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -