Postado por: Felipe Matos julho 06, 2009


Ninguém resumiu melhor a Ópera deste Domingo (e das 9 primeiras rodadas do Brasileirão) do que Sérgio da Costa Ramos.


Domingo, 05 de julho de 2009

O Avaí não se ajuda...
... o árbitro ajuda o Palmeiras. Resultado: Lanterna.

É verdade que o Avaí tem as suas fraquezas estruturais, o meio-campo tem sido frouxo na marcação, o capitão Marquinhos tem jogado muito abaixo de suas aptidões e o ataque, com Lima e Luiz Ricardo, simplesmente não existe. Mas o jogo contra o Palmeiras estava equilibrado até que o juiz paranaense Evandro Rogério Roman trocou de camisa e “vestiu” a alvi-verde. Um pênalti em Uendel virou falta fora da área. E o pênalti em Obina foi uma obra de ficção.
O avante palmeirense claramente se atirou e o árbitro resolveu punir o Avaí, com um sectarismo que o levava a ver faltas apenas dos avaianos — com o Palmeiras marcando o campo todo e acumulando faltas, muitas delas não marcadas.

A partir da expulsão de William — ó santa ingenuidade do jogador, que assim prejudicou o seu time — o Avaí já sabia que da arbitragem só poderia esperar um rigor faccioso.

O segundo gol foi assinalado por Obina, em flagrante impedimento. No momento da “casquinha” do palmeirense Diego Souza na bola, Obina e outro jogador palmeirense já esperavam a chegada da bola quase em cima da linha de gol. O bandeira ignorou, o árbitro também. Que time, num futebol de “nivelados por baixo”, resistiria a tal “Divisão Panzer” da arbitragem? Mais fácil é fazer como a mídia do Rio e de São Paulo. Decretar que o Palmeiras é um “esquadrão”, que goleou o fraquíssimo Avaí e ninguém quer saber das circunstâncias em que o placar foi construído.

O Avaí não é — provou na Série B — muito pior que o Barueri — cuja campanha é totalmente positiva. Pode-se admitir que a equipe não tem ataque — e, como tal, não pode mesmo chegar a lugar nenhum.

Pergunta que não quer calar: por quê a jovem revelação Medina não joga no lugar de Ferdinando, especialista em pênaltis (menos o de hoje, que não houve) desnecessários?

O juiz decidiu enquanto o jogo esteve equilibrado. Depois, é claro, o Palmeiras se impôs. Mas que as arbitragens tem sido desastrosas — e que certos juízes andam “escolhendo” o Avaí como o “time a ser rebaixado” não tenho a menor dúvida.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -