Postado por: Rafael VE julho 20, 2009


O Grêmio foi o primeiro time no país a ter apoio de torcida até mesmo nos treinos. É deles o lema: "treino é jogo, jogo é guerra".

Essa tradição vem da Argentina. Nenhuma surpresa: é o time mais argentino do Brasil - em campo e nas arquibancadas. Por uma razão ainda não claramente identificada, eles, no entanto, não querem ser simplesmente "hermanos": querem ser o Rio Grande do Sul - sem o Brasil. Nós copiamos a ideia de apoiar nos treinos, mas não deixamos de ter orgulho do país em que vivemos.

No passado eles cantaram o hino gaúcho na hora do Hino Nacional Brasileiro, no Scarpelli. Puderam fazer isso, conseguiram abafar um dos símbolos da nação em plena Florianópolis.

A mesma Florianópolis que protestou contra Figueiredo na Novembrada, nos tempos de chumbo. Tempos que já mostravam uma das nossas faces, principalmente por um dos gritos entoados:
1, 2, 3, 4, 5 mil:
Queremos que o Figueira vá pra p... que o pariu!
A identidade com nossa terra, nosso país, é algo que nós carregamos no símbolo azul e branco listrado verticalmente. Não representa somente um clube, é parte da nossa Avaianidade.
Se a torcida do lado de lá deixou os gremistas cantarem outro hino por sobre o Hino Nacional, nós não deixaremos.

Uma vez foi escrito:
Usar uma camisa do Avaí nas ruas, hoje, não é apenas demonstrar uma opção esportiva. Nosso manto sagrado é agora uma bandeira de guerra, de resistência, de retomada de espaço. É dizer: “sou daqui, esta terra é nossa. Seja bem-vindo, mas não tente nos mudar ou menosprezar, respeite nossas tradições”.

Nós provaremos isso na Ressacada - mesmo nunca tendo sido grandes fãs do brado retumbante todo santo jogo. Afinal, essa terra tem um dono: e ele é BRASILEIRO.


Espero que essa mensagem seja bem interpretada, que não seja vista como uma "ordem": "faça o que eu digo, faça o que eu faço". Muito pelo contrário, é só uma reflexão pessoal, cada um está aberto a expressar e comentar o que acha sobre o assunto - o que, aliás, será o mais interessante disso tudo. É parte de nós essa democracia.

Quarta-feira, que reine a paz - e a identidade do avaiano.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -