Postado por: Felipe Matos julho 15, 2009

Toda semana apresentamos aqui ao menos uma dica de leitura para você amante do futebol e do conhecimento! Hoje, daremos duas dicas!


A primeira dica aborda o assunto da semana: treinadores! É um artigo de Stephen Wagg, da Roehampton University (Londres), entitulado "Anjos de todos nós? - Os treinadores de futebol, a globalização e as políticas de celebridade".


O artigo lança um olhar crítico sobre a figura do treinador de futebol enquanto celebridade global, utilizando dois destacados treinadores contemporâneos — José Mourinho (foto ao lado) e Sven-Goran Eriksson — como estudos de caso.
Grosso modo, ele defende que os técnicos de futebol são habitualmente apresentados pela mídia como os personagens capazes de explicar os resultados das partidas de futebol, além de discutir os treinadores como celebridades, definidos pelos desempenhos da sua equipe e por uma elite de gestores de opinião cuja função é promover ou destruir celebridades individuais, de acordo com as circunstâncias. Hum...bem, atual, não?

A segunda dica foge do mundo do futebol! É um artigo de Felipe Lenhart para a Revista Cult, nº37, já nas bancas. O jornalista trás uma reportagem sobre nosso escritor líbano-biguaçuense Salim Miguel.

O escritor não se cansa de repetir a história da tarde em que, por telefone, teve de explicar a um impaciente revisor do centro do país o significado da palavra tanso. Para não soar professoral, Salim foi didático: "Meu filho, se tu não sabes o que quer dizer tanso, então és um tanso mesmo".

Boa leitura!

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -