Na minha opinião, os alas avaianos têm atuado como
verdeiros alas, como impõe a formação com três zagueiros. Ou seja, são, de fato, meias: possuem liberdade para atacar, mas também deveres defensivos. Se não atacassem tão ostensivamente como têm feito, os alas avaianos seriam laterais comuns, contraindo o time pra um defensivo
5-3-2 e empurrando-nos para o próprio campo.
Visivelmente, o atual ala-direito,
Luiz Ricardo, posiciona-se mais à frente que o ala-esquerdo, Eltinho, seja porque é cacoete seu, atacante de ofício, seja porque o volante pela direita, Ferdí - ou, eventualmente, Marcus Winícius -, é mais defensivo que o volante canhoto, Léo Gago.
Já aduzi em diversas oportunidades que vou respeitar sempre as escolhas de Silas, que este goza de respeito e confiança imensuráveis - principalmente depois desta série de vitórias -, mas, depois de analisar os últimos jogos do Avaí, pergunto:
Por que não Caio (foto acima) na ala-direita?Luiz Ricardo (foto à direita), nos últimos confrontos, destoou do resto do conjunto. Suas atuações, exceto no jogo contra o Sport, deixaram a desejar. Caio, em contrapartida, sempre que entrou, foi bem.
Indiscutivelmente, Caio tem maior mobilidade, melhor passe e também melhor marcação. É capaz de ser o motorzinho do meio-campo, roubando bolas e armando velozes contra-ataques. Seus maiores defeitos são a baixa estatura e a finalização, o que, convenhamos, não são as características principais que se esperam de um ala.
Entre ambos, para atuar como ala pela direita, optaria, sem titubeios, por Caio. Embora reconheça a qualidade técnica de Luiz Ricardo, o
"motorzinho", ao meu ver, tem muito mais condições de vestir a camisa 7 do Avaí.
E pra vocês, quem merece a titularidade? Caio se adaptaria a esta função? P
or que escalá-lo? Por que não escalá-lo?