Postado por: Eduardo Roberge Goedert julho 27, 2009

Em post recente do Felipe, foi levantada uma pertinente dúvida quanto ao posicionamento dos jogadores Eltinho e Luiz Ricardo, se estes, teoricamente alas, não estariam exercendo, no atual esquema avaiano, uma função semelhante à dos antigos pontas, já que atacam com muita força.

Na minha opinião, os alas avaianos têm atuado como verdeiros alas, como impõe a formação com três zagueiros. Ou seja, são, de fato, meias: possuem liberdade para atacar, mas também deveres defensivos. Se não atacassem tão ostensivamente como têm feito, os alas avaianos seriam laterais comuns, contraindo o time pra um defensivo 5-3-2 e empurrando-nos para o próprio campo.

Visivelmente, o atual ala-direito, Luiz Ricardo, posiciona-se mais à frente que o ala-esquerdo, Eltinho, seja porque é cacoete seu, atacante de ofício, seja porque o volante pela direita, Ferdí - ou, eventualmente, Marcus Winícius -, é mais defensivo que o volante canhoto, Léo Gago.

Já aduzi em diversas oportunidades que vou respeitar sempre as escolhas de Silas, que este goza de respeito e confiança imensuráveis - principalmente depois desta série de vitórias -, mas, depois de analisar os últimos jogos do Avaí, pergunto: Por que não Caio (foto acima) na ala-direita?

Luiz Ricardo (foto à direita), nos últimos confrontos, destoou do resto do conjunto. Suas atuações, exceto no jogo contra o Sport, deixaram a desejar. Caio, em contrapartida, sempre que entrou, foi bem.

Indiscutivelmente, Caio tem maior mobilidade, melhor passe e também melhor marcação. É capaz de ser o motorzinho do meio-campo, roubando bolas e armando velozes contra-ataques. Seus maiores defeitos são a baixa estatura e a finalização, o que, convenhamos, não são as características principais que se esperam de um ala.

Entre ambos, para atuar como ala pela direita, optaria, sem titubeios, por Caio. Embora reconheça a qualidade técnica de Luiz Ricardo, o "motorzinho", ao meu ver, tem muito mais condições de vestir a camisa 7 do Avaí.

E pra vocês, quem merece a titularidade? Caio se adaptaria a esta função? Por que escalá-lo? Por que não escalá-lo?

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -