Postado por: Eduardo Roberge Goedert julho 31, 2009

Silas é um dos melhores técnicos que já passaram pela Ressacada. É ídolo não só por seus espetaculares resultados obtidos em campo, mas também por seu caráter e integridade. De desconhecida e criticada aquisição avaiana, Silas, após pouquíssimo tempo, passou a ser visto como peça fundamental para o êxito do Avaí, um respeitável comandante que, com certeza, grafou seu nome na inapagável história de nosso clube.

Isso não se questiona. Ao menos, nunca questionei. Uma meia-dúzia tentou - sem sucesso, felizmente - tirar nosso maestro do cargo, mas não refletia a opinião da massa alviceleste, que deseja ver continuado o trabalho de Silas.

O que me chama a atenção, no entanto, é a opinião coletiva que se instaurou entre os não-avaianos quanto à figura do técnico Silas e o bom momento avaiano. Na imprensa nacional - em reportagens ou programas esportivos -, nos comentários em sites de adeptos de outros times, nas conversas de bar e no boca-a-boca de quem não é avaiano, uma "certeza" se estabeleceu: O Avaí é o Avaí de Silas, a "equipe sem grandes valores, mas bem armada por Silas", e só.

Já notaram, torcedores avaianos, que Silas, aos olhos dos não-avaianos, é um milagreiro que transformou água em vinho, um super-herói que carrega o piano sozinho? Como se o time do Avaí fosse medíocre, como se não houvesse força da torcida, raça avaiana, destaques individuais e um bom entrosamento coletivo, os não-avaianos julgam que os bons resultados nossos são decorrentes das ações de um só homem, de Silas.

Como já dito, a importância de Silas no sucesso avaiano é inquestionável. Sou convicto que grande parte dos méritos de nosso bom momento deve ser creditada ao bom regimento do atual treinador. Minha ressalva é outra: O "mito do Super-Silas", que, queira ou não, diminui a instituição e demais peças avaianas, não corresponde à realidade. Enganam-se aqueles que pensam que só a Silas se deve nosso momento iluminado.

Quando reconhecerão o trabalho realizado pela Diretoria? Quando comentarão sobre o caldeirão que corriqueiramente se torna a Ressacada? Quando creditarão também aos nossos guerreiros os resultados? Quando reconhecerão a grandeza do Avaí Futebol Clube e de todas as suas peças?

Para que o Avaí seja respeitado e não encarado como um clube pequeno que depende de um só homem, alerta-me o Felipe, companheiro de Blog, que devemos, primeiramente, nos manter na Série A. Só com o tempo reconhecerão a grandeza da instituição Avaí, deixando de nos alcunhar de mero "time do Guga" ou de "Avaí de Silas" - não que não nos orgulhemos desses ícones, mas, sabemos, somos muito mais que isso.

O sábio Silas sabe da importância sua e de todos. Não deixará, certamente, que essa errônea impressão coletiva suba à cabeça. E, justamente por essa consciência, é que se tornará - se já não for - um dos maiores treinadores do país.

E você, concorda? Discorda? O importante é opinar!

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -