Postado por: Fernando Silva agosto 01, 2009


Florianópolis vem se tornando a capital mundial das mães-dinah. São profetas do apocalipse da desgraça alheia, que usam a pouca criatividade que tem para desmerecer o que é dos outros. Principalmente o time dos outros.


De tudo já foi falado, e tudo já foi desmentido.


Frente à sequencia inédita de vitórias de um catarinense na séria A (fica aqui uma missão pra ti Felipe, dizem que o Criciúma ganhou 6 seguidas, eu só achei 4), saíram com uma nova: comparar o Leão da Ilha com o velho tigre de bengalas e o velho time janelense.


Vamos por partes, primeiro a comparação com o time carbonífero: alegam os Zeca-pimenteiras de plantão, que “o Criciúma chegou a liderar em 2004 e acabou caindo”, que por isso o Avaí também cairá.


Tal pensamento já cairia por terra somente à luz da secular sabedoria ilhéu: “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. Afinal, Tigre é Tigre, Leão é Leão e o que o Criciúma fez ou deixou de fazer em 2004 não tem nada a ver com o Avaí de 2009.


Mas também é verdade que em 2004 haviam mais times na competição, ou seja, era menos qualificada, o que facilitava uma seqüência de resultados bons no início do campeonato, porém que não se sustentaria ao longo do certame com o confronto com times mais bem preparados.
Os fatos: a esta altura do campeonato, 15ª rodada, o Criciúma já era o 15º colocado, com 19 pontos, saldo negativo e apenas 4 pontos frente do primeiro clube na zona da degola.


Outra comparação, ainda mais ofensiva é: “nós também estávamos bem no primeiro turno ano passado, o segundo turno é outra história”, como se fosse possível comparar água e vinho.


Chegam mesmo a dizer que estavam em situação igual nesta altura do campeonato.
Vamos comparar, então, efetivamente Avaí e Janelense: ano passado o time letrado na 15ª rodada encontrava-se em 10º, 20 pontos, apenas 4 a frete do 17º. Enquanto nos encontramos duas posições a frente, dois pontos a mais e com uma vantagem de nove pontos sobre o 17º colocado.


Mas um detalhe é muito importante, na 15ª rodada, o time alvinegrorosaesverdeado já contava com uma nada invejável defesa de 30 gols sofridos, e um saldo de ONZE gols negativos. Enquanto nós tomamos, nada mais nada a menos que ONZE gols a menos, e marcamos QUATRO gols a mais. Dá uma diferença de 15 gols no saldo.


Outra coisa é o momento, enquanto eles continuavam instáveis, nós estamos em uma pura ascendente. Todos sabem que é nossa primeira vez na série A, e é natural que leve algum tempo para comissão técnica e jogadores fazerem a “leitura” da competição. Silas e o grupo, levaram 10 rodadas, mas finalmente acharam seu jeito de jogar na série A, e conforme até Lédio Carmona já percebeu, esta mudança veio pra ficar.


PS: Muitas vezes evito falar em nome de profissionais por que acho desrespeitoso, mas tem hora, que pelo bem da informação somos obrigados a falar: A verdade é que DOIS bons motivos para nos dar certeza que não vamos percorrer o mesmo caminho ladeira abaixo dos janeleiros é que não temos no nosso elenco jogadores do quilate de ASPRILLA e TADEU.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -