Postado por: Eduardo Roberge Goedert agosto 06, 2009

É consabido que a longa duração do Campeonato Brasileiro e a natureza imprevisível do futebol não permitem que a análise desse torneio se prenda a números e estatísticas. O futebol não é ciência exata, diz-se; é, na verdade, "uma caixinha de surpresas".

No entanto, não há torcedor de futebol que não ceda à tentação de fazer previsões. Eu, como tal, não fujo da regra e adoro realizar projeções, sempre com o intuito de "prever" o futuro do Avaí. Impaciente, vou ousar adivinhar o destino avaiano nas próximas semanas e suas consequências.

Faltando dois jogos para o fim do turno do Brasileirão 2009, o Avaí, que conta, atualmente, com 26 pontos em 17 jogos disputados, certamente, para o fim da primeira metade do torneio, almeja alcançar 30 pontos. A equipe de Silas deve ir para Santos com o claro objetivo de pontuar num empate, embora seja missão árdua. No jogo seguinte, em tarefa não menos difícil, contra o Náutico, nosso objetivo só pode ser a vitória. É o que eu acredito que vá acontecer, depois de duas batalhas suadas.

Caso realmente alcance a marca de 30 pontos, o Avaí, ao término da primeira metade do certame, terá cumprido 66% de sua meta primordial, que é a manutenção na Primeirona.

Nessa hipótese, também terá conquistado cerca de 58% do caminho para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana.

Sonhando mais alto, não custa afirmar que o Avaí, caso pontue como previsto, terá chego aos 45% do sonho de uma Libertadores da América, necessitando melhorar o seu bom desempenho do primeiro turno para realizar tal feito.

E, por oportuno, lembro: completaremos, caso feitos 30 pontos no primeiro turno, 52% do caminho para igualarmos a melhor campanha já realizada pelo nosso arqui-rival em alguns anos de Série A.

Não se confunda tal projeção com um eventual delírio otimista. Como frisei acima, o futebol é surpreendente e tudo pode acontecer (ou quase tudo, nos termos da lei de Gil). Todavia, os números demonstram que, com a atual humildade e seriedade, podemos vencer os obstáculos e, além de garantirmos nossa presença na Série A de 2010, alçar vôos maiores. É o poderoso Avaí "quebrando tudo" na Série A.

Ao fim do turno, prometo fazer uma melhor análise dos números, desta vez mais concreta, já sabendo dos resultados dos próximos dois jogos. Torçamos, enquanto isso, para que o Avaí vença os dois próximos encontros e chegue à marca dos 32 pontos. Terei prazer em refazer as contas e as breves projeções.

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -