Postado por: Felipe Matos agosto 17, 2009

Em entrevista após a partida, Marquinhos Santos disse que foi comemorar junto a torcida para que ela o aplaudisse um pouquinho, já que até aquele momento ela vinha vaiando sua apresentação.

Confesso que não ouvi vaias específicas a Marquinhos ao longo da partida. No máximo uma xingação ali e outra aqui sempre que ele errava um passe ou um lançamento. Uma situação perfeitamente comum a todo aquele que já tenha participado de uma partida de futebol e do nível de exigência a que um craque como Marquinhos está sujeito.

Tem gente, especialmente da imprensa (lembro-me da Guarujá, da RBS e de alguns sites como FutebolSC) a falar que Marquinhos tem que jogar mais, não está jogando o que sabe e que até merecia um banquinho para acordar. A meu ver, pedir a saída de Marquinhos do time só tem dois significados: desestabilizar o jogador e jogar a torcida contra ele, afinal, ninguém que conheça o elenco avaiano pediria em sã consciência o afastamento, ainda que temporário, de Marquinhos do time titular.

Marquinhos está cansado, sentiu a maratona de jogos? É possível, afinal Marquinhos é novo mas já não é um garoto de 20, 22 ou 23 anos, como grande parte do resto do time. Marquinhos já jogou mais do que está jogando? Sim, já jogou mais. Mas será justo exigirmos mais do que Marquinhos está jogando?

A meu ver, não. Além de injusto seria esquecer que Marquinhos não jogou melhor apenas ano passado, mas jogou melhor neste ano, há poucos meses e rodadas! Ou alguém já esqueceu que o time só engrenou no catarinense após a sua volta de suspensão? Alguém já esqueceu que ele calou todos os seus críticos na final do campeonato, jogando mais que seu adversário e com uma perna só? E não é força de expressão, pois a outra perna estava contundida, contusão que ele superou para jogar a final e que o tirou das primeiras rodadas da Série A.

Será que Marquinhos só jogou bem no Estadual, então? Por que será que ele foi elogiado por Parreira, técnico tetracampeão mundial? Foi por suas madeixas loiras? Até quando Marquinhos terá que agüentar corneteiros e comentaristas de ocasião?

Marquinhos pode jogar mais do que está jogando porque é um grande jogador que nos deixou mal acostumados com suas grandes atuações. Ele mesmo reconhece que pode jogar mais. O que não quer dizer que esteja jogando mal ou comprometendo. Tirar Marquinhos não é solução, é criar problemas. Marquinhos é aquele jogador imprevisível, que pode permanecer o jogo inteiro sem um lampejo de sua genialidade, para, quando menos se esperar, resolver as partidas em apenas um lance.

Podem surgir eventuais vaias ou xingamentos da torcida ao longo da partida pois a voz da arquibancada é a voz da paixão. O barulho que vem da torcida é fruto da exaltação, sejam vaias ou aplausos. Ninguém deve esperar uma reflexão sensata gritada em coro uníssono pela platéia. O que se ouve são gritos, vaias e aplausos. O bom senso quase sempre é silencioso, já paixão é fervorosa.

Por ser daqui e torcedor declarado do Avaí, Marquinhos é cobrado em dobro. Quando a torcida reclama de um craque que já nos deu – e dá – tanto quanto Marquinhos, não é raiva, é ciúmes. Queremos que o mundo veja o que nós temos, nós temos Marquinhos, o anjo loiro de Biguaçu é coisa nossa, ele tem sangue azul e faz maravilhas.

Primeiro tempo: Faz uma maravilha para eles verem Marquinhos! Faz, caramba! Anda, Marquinhos, faz uma maravilha para eles verem! Não erra, Marquinhos!

Segundo tempo: Faz uma maravilha para eles verem Marquinhos! Faz, caramba! Poxa, Marquinhos, faz uma maravilha, cara***! Po**, Marquinhos, eles estão olhando, faz uma maravilha, cara****!

44 do segundo tempo: Léo gago cruza na área para Marquinhos. Isso Marquinhos! Eu disse, eu falei! Eu já sabia que tu eras essa maravilha! Créu, créu, créu! Obrigado, Marquinhos! Obrigado, anjo loiro de Biguaçu! Que maravilha! Eu não falei? Viu, que maravilha! Tu és um monstro! Na próxima rodada tem mais! Faz outra maravilha para eles verem, Marquinhos! Faz, caramba! Anda, Marquinhos, faz uma maravilha para eles verem! Não erra, Marquinhos!

(Fotos: Flávio Neves).

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -