Postado por: Felipe Matos agosto 25, 2009

Perdão pelo trocadilho infame do título. A intenção é chamar a atenção para uma discussão interessante que acontece atualmente no blog Mundo Avaiano.

Um dos titulares do blog, o Fernando Silva, disse antes do jogo Avaí e Flamengo que a diretoria avaiana estava cometando um grave erro ao permitir a existência de um setor misto na Ressacada durante a partida.

O Fernando se diz absolutamente a favor de que seja dado a torcedores de diferentes clubes a oportunidade de assistirem jogos juntos, porém destaca que houve um desrespeito da diretoria com os torcedores que são sócios daquele setor, pois a decisão foi unilateral de obrigá-los a assistir ao jogo num mesmo espaço junto com torcedores rubronegros (e alvinegros também).

Diz o Fernando:

Esses torcedores, são sócios do clube, sendo assim seu maior patrimônio. Pagaram 3 mensalidades adiantadas para poder assistira jogos naquele local, e em nenhum momento lhes foi alertado que estariam sujeitos a assistirem jogos lado a lado com seus adversários. (...) Acredito nisso, pois é um sinal de desrespeito no relacionamento comercial. Quando você paga, tem expectativas pelo que vai receber em troca. E quando você paga sem ter certeza do que vai receber, a confiança se abala.
Nos comentários de seu tópico, houve opiniões a favor e contra o que foi exposto por Fernando. Vejamos alguns exemplos de alguns trechos de opiniões:

- Alexandre Carlos Aguiar: "Não acho um erro. Se foi dada a “opção” no momento do cadastro ou não, isso é irrelevante. Qualquer um de nós deve conviver com os contrários, ou com a contrariedade" e "O engraçado é que o próprio pessoal do setor E disse que não havia problemas. Eu conheço alguns que não estão nem aí. Quem está incomodado são os outros.Tudo bem, cada qual com sua coexistência. Ainda vou ver um mundo sem fronteiras e um estádio sem alambrados".

- Valerio Ferreira: "Tem torcedor que se acha maior ou mais importante que o Avaí. (Isso não é errado, tem gente que acha assim: é direito meu, eu paguei o reste que se dane. Quem pensa desse jeito deve ser respeitado). Se essa alteração é melhor pro Avaí eu simplesmente não consigo entender o porque da reclamação.O cara devia estar contente por poder de uma forma, sem custo, ajudar ainda mais o Avaí".

- JuniorAzurra: "É a maior falta de respeito da diretoria com o seu torcedor esse ano. Chega a ser inacreditável o que se faz em prol da busca desenfreada do dinheiro. Desse jeito vão acabar matando a galinha dos ovos de ouro que no caso não é a torcida do Flamengo. O pior é que inventaram essa papagaiada de que o Avaí consultou os sócios do Setor E antes. MEU IRMÃO É DAQUELE SETOR E NINGUÉM PERGUNTOU NADA PRA ELE".

- Felipe Cruz: "Qual o problema de criticar quando tomam uma decisão burra e desrespeitosa como essas? Se alguém se ferir ou até morrer amanhã tu vai continuar achando que foi uma decisão correta?"

- Marcos Totô: "Parabéns a diretoria pela atitude tomada!!! EU APROVO!!! Futebol sem violência!!!".


- Rodrigo V. R.: "Em alguns setores da ressacada (setores de cadeira principalmente) o Avaí está fazendo o chamado overboking, ou seja, vendendo mais ingressos do que o número de cadeiras existentes no estádio. Isso é fato e pôde ser constatado no jogo contra o flamengo e na final do catarinense contra chapecoense, no qual, alguns torcedores compraram ingressos para arquibancada e tiveram que ir assistir na costeirinha devido a super lotação. E mais uma critica, os ingressos tem que ser vendidos já com número da cadeira e setor impressos no ingresso para evitar como vi em varias situações de o sócio chegar em sua cadeira e ter um torcedor (de ingresso)sentado nela. Faltou um pouco de respeito com o torcedor/sócio/cliente/consumidor do Avaí".


Às vezes, como quase toda discussão pela internet, a temperatura subiu um pouco demais da conta, mas o âmago da questão é bastante pertinente e precisa sim ser discutida. Sou sócio do Setor B. Não sou contra torcedores mistos, acho que torcer por Avaí e Flamengo, Avaí e Vasco, Avaí e Palmeiras é natural devido a nossa trajetória histórica, embora eu torça apenas para o leão da ilha.
Acho bonito e fico comovido quando vejo fotos e manifestações como as confraternizações de torcidas adversárias na Ressacada. Ponto para a diretoria.

Os problemas que vejo são dois: numa torcida como a do Flamengo, também há mistos Flamengo/Figueirense. Sou sócio de um setor e acho desagradável ter que dividir um espaço destinado a torcida do Avaí com secadores do Figueirense.
Carioca torcedores do mengo? Beleza! Avaianos mistos? Tranquilo! Agora, assistir a uma partida do Avaí, dentro da Ressacada, pagando três mensalidades adiantadas para se tornar sócio e ter que dividir o espaço em que me associei com torcedores do Figueirense? Haja alteridade...


O segundo ponto diz respeito ao Estatuto do Torcedor. Ao que parece - e isto eu não tenho certeza! - os sócios do referido setor não foram consultados se aceitariam ou não dividir o espaço que pagam mensalmente com torcedores do time adversário. Resultado? Quando perceberam que seriam obrigados a dividir o espaço foram assistir ao jogo em pé, superlotando a costeirinha querida do meu coração que foi fechada pelo Corpo de Bombeiros e pelo Estatuto (se eu estiver errado, por favor, me corrijam!).

O caso é que a discussão levantada pelo Mundo Avaiano é polêmica e divide opiniões. Acho sim que a diretoria avaiana agiu de boa fé ao abrir o setor H para um setor misto. Mas, e a opinião de quem paga a mensalidade do referido setor? É a opinião desses que me interessa no momento, já que foram eles os atingidos pela medida. O que você acha? Passa lá no Mundo Avaiano para dar a sua opinião!

Sistema de comentários Disqus

- Copyright © vidAvaí - Skyblue - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -